segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Palestra - “O Caminho do Meio: construindo felicidade em um mundo de extremos”

INSTITUTO GAIA
convida para a palestra gratuita
 “O Caminho do Meio:
construindo felicidade em um mundo de extremos

A ser ministrada pelo Professor João Tadeu de Andrade*, da UECE, baseada no livro O Caminho do Meio, de Lou Marinofff, escritor canadense também autor do livro Mais Platão, Menos Prozac, grande sucesso no mundo literário filosófico.
Neste livro Marinoff mostra como o pensamento de Aristóteles, Buda e Confúcio pode trazer esperança a todos que se sentem em um mundo de extremos, oferecendo um guia contemporâneo para o pensamento e a ação.  O professor João Tadeu de Andrade enfatizará, dentre os três, a contribuição inspiradora de Buda.

Local: Instituto Gaia
Rua José Vilar, 964 – Aldeota
Tels.: 3244-6743, 3224-9770
Data: 12 de agosto de 2015 (quarta-feira)
Hora: 19h30
Entrada Franca


João Tadeu de Andrade é Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, tendo realizado estágios na Case Western Reserve University, nos EUA, e na London School of Hygiene and Tropical Medicine, na Inglaterra. Realizou Pós-doutoramento na University of Toronto, no Canadá. É Professor e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará, e membro da Associação Brasileira de Antropologia e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade, sendo atualmente Vice coordenador do Curso de Ciências Sociais da UECE. Tem experiência em Antropologia médica, atuando nas seguintes áreas: sistemas e processos terapêuticos, medicina complementar, medicina tradicional, humanização da atenção à saúde e métodos qualitativos de pesquisa. Tem conduzido e acompanhado estudos sobre saúde indígena, curadores tradicionais, uso religioso da Ayahuasca, redes de atenção à saúde. É praticante de Yoga e estudioso das obras sapienciais do Oriente. Autor das publicações: Medicina alternativa e complementar, Crônicas de Paz, Formação diferenciada (a produção de um grupo de pesquisa), Ciências Sociais da UECE, além de crônicas e artigos no jornal O Povo, Agência da Boa Notícia e em revistas acadêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário